Mestrado de Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica / Mestrado em Física Médica

A Proteção e a Segurança Radiológica abordam um conjunto de tópicos multidisciplinares, de vanguarda do conhecimento e transversais a diversos domínios científicos e tecnológicos. As radiações ionizantes (RI) têm aplicações em diversos sectores tais como Saúde, Indústria, Ambiente, Investigação, Serviços, Segurança e Energia, nos quais os aspectos de Proteção Radiológica não podem ser descurados.

A Física Médica é a aplicação da física à medicina. A Física Médica é fundamental na utilização das radiações ionizantes em radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia e proteção radiológica, e das radiações não ionizantes também em diagnóstico e terapia como, por exemplo, a ressonância magnética e os ultrassons, podendo atuar também em áreas como a bioeletricidade, a termografia ou a hipertermia.



A unidade curricular tem como objetivo apresentar os fundamentos e proporcionar o contacto prático com diferentes métodos e sistemas de deteção da radiação usados em proteção e segurança radiológica.

São introduzidos os fundamentos físicos ou químicos desses métodos e sistemas de deteção, ao mesmo tempo que se proporciona a experiência prática na sua utilização, instalação de equipamentos, calibração e obtenção de medidas fiáveis.